Cadastre-se | Login

Dicas de saúde

Esportes de luta e o Método Pilates

Olá leitores do site OLutador.com,

Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar a todos os atletas e amantes das artes marciais, que mais um ano batalharam e treinaram em prol do crescimento esportivo e da melhora da qualidade de vida por meio da prática esportiva.

Hoje, venho abordar sobre o método Pilates, que no meio dos esportes de lutas ainda busca um espaço e reconhecimento como recurso adicional na melhora do desempenho esportivo e do bem-estar físico e mental.

Mais um ano chega ao fim, e com isso, os atletas já precisam começar a planejar a pré-temporada e iniciar os programas de treinamento para o próximo calendário de competições. Muitas vezes, o atleta se questiona e sente a necessidade de buscar diferentes opções para melhora da performance, e dentre essas opções, pode-se citar o método Pilates, que foi criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967), e consiste em um sistema alternativo de movimento que ensina as pessoas a conhecerem e respeitarem os seus corpos. Trata-se de um método inovador de treinamento físico e mental que pode ser usado tanto para condicionamento quanto prevenção e reabilitação.

O método Pilates pode ser realizado tanto no solo quanto em aparelhos específicos, baseando-se em seis princípios:

  1. Concentração: é essencial a concentração durante toda a execução dos movimentos, mantendo a atenção em cada parte do corpo, objetivando assim a aprendizagem motora e maior consciência corporal;
  2. Controle: é importante o controle de todos os movimentos para melhorar a coordenação motora, desenvolvendo movimentos harmônicos e suaves, evitando assim contrações musculares inadequadas ou indesejáveis;
  3. Precisão: trata-se do refinamento do controle e equilíbrio de diferentes músculos envolvidos no movimento.
  4. Centramento: o centro de força é o foco para o controle corporal, onde forma uma estrutura de suporte responsável pela sustentação da coluna e órgãos internos. O fortalecimento da musculatura do centro de força proporciona a estabilização do tronco e o alinhamento biomecânico com menor gasto de energia durante os movimentos;
  5. Respiração: busca-se melhorar a capacidade pulmonar, melhorando a circulação e promovendo um ritmo respiratório mais tranqüilo. O ciclo respiratório proposto ocorre na seguinte ordem: inspiração torácica, expiração do tórax superior, expiração do tórax inferior, expiração abdominal, onde o ciclo deve ser sincronizado durante toda a execução dos movimentos;
  6. Fluidez: movimento deve ser de forma controlada e continua, que absorva os impactos do corpo com o solo e que use a inércia, contribuindo para a manutenção da saúde do corpo.

Benefícios do método Pilates para atletas de luta

Tendo em vista todo o processo de treinamento pré e pós competição, as pressões do dia-a-dia seja no trabalho ou nas cobranças por resultados melhores, a prática do Pilates aparece como um meio de minimizar esses efeitos adversos e desenvolver uma melhora do bem estar-físico e mental, essenciais para a vida de um atleta (amador ou profissional).

Visando estimular a coordenação motora, consciência corporal e controle muscular, além de melhorar a circulação e oxigenação sanguínea, o condicionamento físico geral, flexibilidade e alinhamento postural adequado, o método Pilates torna-se uma excelente opção para o atleta, que por meio deste programa de exercícios, vivenciará a integração do corpo e mente, reduzindo as dores musculares, melhorando o equilíbrio muscular, controle e a força muscular. Atua como um todo, promovendo o alinhamento postural, que irá desenvolver a estabilização corporal fundamental na execução dos gestos esportivos.

Através da liberdade de criação de exercícios que são fundamentados através dos princípios do Pilates, o atleta pode realizar movimentos funcionais de seu respectivo esporte, aprimorando a técnica por meio deste método, unindo assim, o Pilates e o esporte!

Projeto Reaction Fit - Pilates ao Ar Livre (GRATUITO)

Projeto idealizado pelo Fisioterapeuta Luís Felipe Minechelli - Pilates ao ar livre - Reaction Fit, visa reagir ao ritmo acelerado que o paulistano está acostumado a viver, e através da prática de pilates, tentar promover saúde e bem-estar, servindo como atividade física e prevenção de lesões.

As aulas acontecem todos os domingos das 09:30 as 10:30 da manhã no Parque do Ibirapuera!

Mapa e maiores detalhes no site: www.reactionfit.com.br

Gostaria de desejar um Feliz Natal e um próspero Ano Novo, cheio de conquistas, vitórias e sucesso!

Bons treinos e até  a próxima!!!

OSS!!!

Luís Felipe Minechelli
Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia no Esporte (CETE-UNIFESP)
Tel: (11) 9233-9531