Cadastre-se | Login

Dicas de saúde

Mais vale perder uma luta do que todo o calendário competitivo

Olá leitores do site OLutador.com,


Período de treinos intensos e abertura do calendário de competições marcam o início do ano, sendo assim, a preparação física dos lutadores e equipes em geral é fundamental na busca de resultados expressivos. Preparação essa, muito bem citada na matéria A importância da equipe multiprofissional para o atleta escrita pelo fisioterapeuta Cyrus Alexandre, sendo ressaltada a necessidade de profissionais adequados e especializados na área desportiva para uma melhor orientação dos atletas.

              Hoje, têm-se dado cada vez mais atenção ao trabalho preventivo, já que o atleta livre de lesões suporta a carga de treinos e competições impostas durante o ano, e conseqüentemente atinge resultados mais satisfatórios do que atletas que além de travar lutas dentro dos tatames, acabam literalmente, lutando contra as lesões.

Portanto, a estruturação de um programa preventivo, sendo bem orientado, composto de alongamento, fortalecimento muscular e treino sensório-motor, o atleta conseguirá englobar todas as necessidades de que o corpo precisa para realizar as exigências de cada esporte da maneira mais adequada e assim minimizar as sobrecargas impostas ao mesmo. Lembro que na matéria anterior “Esporte é fundamental, prevenção é essencial!”, foi estruturado um programa de prevenção para os lutadores em geral, incluindo o conceito e importância de cada elemento do trabalho preventivo.

              Por fim, gostaria de deixar claro a todos os competidores para que tenham respeito e aceitem as decisões impostas pela equipe médica dos eventos e competições esportivas, a qual sempre busca preservar a integridade física do atleta, que, muitas vezes, encontra-se diante de lutadores inconformados que não visam à própria saúde.

“Mais vale perder uma luta do que todo o calendário competitivo”

 

Bons treinos e até a próxima!

OSS!

 

Luís Felipe Minechelli

Fisioterapeuta esportivo

Especializando em Fisioterapia Esportiva pelo CETE/UNIFESP

Tel: (11) 9233-9531