Cadastre-se | Login

Dicas de saúde

Método Pilates nos esportes de combate em pé

Olá leitores do site OLutador.com,

Finalizarei a sequência de matérias sobre os "Esportes de luta e o Método Pilates", abordando o uso do Pilates nos esportes de combate em pé, esportes estes, definidos como as artes marciais compostas por conjuntos de técnicas, por exemplo, socos e chutes, utilizados a partir da posição de pé. Dentre os esportes de combate em pé, estão o Muay-Thai, Kickboxing, Caratê, Boxe, Tae Kwon Do, entre outros.

Como enfatizado nas matérias anteriores, o uso do Método Pilates, pode ser empregado como uma forma de complementar o programa de treinamento de um atleta, além de ser um excelente trabalho preventivo, tendo como objetivo manter sempre um bom alinhamento postural, fortalecimento de toda musculatura estabilizadora do corpo e o ganho e/ou manutenção da mobilidade articular envolvida nas atividades funcionais do atleta, a fim de diminuir as sobrecargas mecânicas impostas durante os treinamentos. Tanto a estabilidade dinâmica como a liberdade de movimentos (a partir do ganho de mobilidade articular), são resultados da prática do Pilates, promovendo assim, uma melhora no desempenho esportivo do atleta.

Para auxiliar aos atletas que queiram saber um pouco mais sobre os benefícios do Método Pilates, demonstrarei alguns exercícios que poderão ser feitos por qualquer atleta, em qualquer local.

Antes de iniciar a execução dos exercícios, sugiro a leitura dos princípios que definem o Pilates, presentes nas matérias anteriores " Esportes de luta e o Método Pilates" e "A funcionalidade do Método Pilates no Jiu-Jitsu".

A seguir, Thiago Vieira, atleta de Muay-Thai, Kickboxing e MMA, da equipe 011 MMA TEAM, executa os exercícios propostos:

Bom, vamos lá:

1.    Estabilização central e segmentar

SAM_1212.JPG SAM_1211.JPG

Objetivo: Concentração, melhora do padrão respiratório, conscientização da contração abdominal (centro de força), alinhamento postural, alongamento axial, melhora da consciência corporal, melhora do equilíbrio e da estabilização central e segmentar.

Execução: Iniciar na posição de pé, com braços ao longo do corpo e flexão de quadril e joelho a 90º, mantendo-se em apoio unipodal, irá inspirar para preparar e quando iniciar a expiração, contrair o abdome e durante todo movimento controlar a contração abdominal e realizar o alongamento axial (como se alguém estivesse puxando um fio de cabelo para que a coluna esteja sempre ereta) durante a manutenção da postura. Realize essa postura com controle de tempo, progredindo assim que diminuir a dificuldade de execução.

Funcionalidade: Auxiliar nos movimentos de socos, chutes e joelhadas, a partir da melhora do equilíbrio, distribuição de peso e controle corporal.

SAM_1203.JPG SAM_1196.JPG

2.    Stretches Front (Alongando de frente)

SAM_1205.JPG SAM_1204.JPG

Objetivo: Ganho de mobilidade de coluna e alongamento de posterior de coxa (isquiotibiais).

Execução: Iniciar na posição de pé, manter o tronco alinhado e de frente para o local de apoio, onde será apoiada a perna estendida. Leve o tronco à frente, enrolando a coluna (sempre mantendo o queixo no peito), mantenha a perna de apoio no solo sempre estendida, puxe o pé em sua direção, alongando assim os isquiotibiais. Retorne a posição inicial desenrolando a coluna.

Funcionalidade: Auxiliar nos movimentos de chutes, especialmente o chute frontal (Front Kick).

SAM_1192.JPG

3.    Alongamento Lateral de Tronco e Isquiotibiais

SAM_1208 SAM_1206

Objetivo: Ganho de mobilidade de coluna, alongamento da lateral do tronco e alongamento de posterior de coxa (isquiotibiais).

Execução: Iniciar na posição de pé, manter o tronco alinhado lateralmente para o local de apoio, onde será apoiada a perna estendida. Incline o tronco lateralmente, enrolando a coluna (sempre mantendo o alinhamento da cervical), o braço oposto a perna estendida acompanhando a inclinação, enquanto o outro braço permanece a frente do corpo (linha umbilical), mantenha a perna de apoio no solo sempre estendida, puxe o pé em sua direção, alongando assim os isquiotibiais. Retorne a posição inicial desenrolando a coluna.

Funcionalidade: Auxiliar nos movimentos de chutes, especialmente o chute lateral (Side Kick).

SAM_1198

4.    Prancha Lateral com gesto esportivo (joelhada)

SAM_1214

Objetivo: Fortalecimento da cintura escapular, tríceps braquial, deltóide, glúteos, abdome, paravertebrais; alinhamento postural; estabilização central e segmentar, dissociação de cintura pélvica.

Execução: Deitado de lado, cotovelo flexionado apoiado no solo e pernas estendidas e alongadas. Eleve o quadril, mantenha o outro braço flexionado ao lado do corpo, flexione o quadril e o joelho a 90º (perna de cima), mantenha o alinhamento de tronco e promova o alongamento axial. Mantenha a postura com controle de tempo, progredindo conforme haja redução da dificuldade.

Variação: Mantenha a postura acima, realizando movimentos contínuos de joelhada, ou seja, flexione quadril e joelhos e retorne a posição inicial (pernas estendidas).

SAM_1196
Funcionalidade: Auxiliar nos movimentos de chutes e joelhadas, especialmente as joelhadas.

5.    Prancha Lateral com gesto esportivo (soco)

SAM_1219

Objetivo: Dissociação da cintura escapular, fortalecimento da cintura escapular, tríceps braquial, deltóide, glúteos, abdome, paravertebrais; alinhamento postural; estabilização central e segmentar.

Execução: Deitado de lado, cotovelo flexionado apoiado no solo e pernas estendidas e alongadas. Eleve o quadril, mantenha o outro braço flexionado ao lado do corpo, realize o movimento de soco simultaneamente a extensão de quadril (leve a perna estendida para trás), mantendo o alinhamento de tronco e promovendo o alongamento axial. Mantenha a postura com controle de tempo, progredindo conforme haja redução da dificuldade.

Variação: Mantenha a postura acima, realizando movimentos contínuos de soco, retornando a posição inicial.

SAM_1199
Funcionalidade: Auxiliar nos movimentos de socos, especialmente o direto.

Portanto, esses são somente alguns exemplos de como o Método Pilates pode ajudar na melhora do desempenho esportivo dos atletas de combates em pé.

Por fim, é muito importante lembrar que o Pilates deve ser sempre orientado por um profissional habilitado e formado no Método Pilates, cabendo ao mesmo a progressão segura na evolução dos exercícios dentro da capacidade física de cada atleta.

Espero que essas informações colaborem para a melhora do programa de treinamento assim como no desempenho dos atletas, tendo em vista sempre os melhores resultados!

Bons treinos e até a próxima!

OSS!!!

 Instrutor: Luís Felipe Minechelli (Fisioterapeuta e Faixa-preta de Jiu-Jitsu)

Colaboração: Atleta Thiago Vieira (Muay-Thai, Kickboxing e MMA da equipe 011 MMA TEAM)


Luís Felipe Minechelli

Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia no Esporte (CETE-UNIFESP)

Fisioterapeuta da Clínica Sportfisio - Total Performance

Fisioterapeuta e idealizador da Reaction Fit - Fisioterapia e Pilates

Contato: (11) 9233-9531 / e-mail: felipe@reactionfit.com.br